Cadastrando clientes e fornecedores
O cadastro de clientes e fornecedores é muito semelhante.
No menu “Cadastros”, clique em “Cadastro de clientes/fornecedores” para ser apresentado
à janela de clientes e fornecedores conforme a figura abaixo.
Na janela acima, temos duas divisões: “clientes” e
“fornecedores”. Cada uma destas divisões exibe uma lista. Ao selecionar uma das
divisões, os botões abaixo da lista servirão para operar sobre o item selecionado
na lista. Se a divisão que estiver selecionada for a de clientes, um clique no botão
“Incluir” exibirá a janela de detalhes de cliente conforme abaixo para se possa
entrar com os dados de um novo cliente.
A janela é exibida com seus campos em branco para que
você os preencha com os dados do cliente. Apenas o nome e o tipo de pessoa, física
ou jurídica, são obrigatórios. Ao selecionar o tipo de pessoa como sendo física,
o conjunto de campos de informações é modificado para a entrada de informações típicas
de pessoa física, tais como CNPF, RG, etc. Após introduzir os dados do cliente,
clique em “Salvar” para que os dados sejam salvos ou em “Cancelar” para cancelar
a inclusão. Após salvar os dados, este formulário estará no modo somente visualização,
ou seja, você somente conseguirá visualizar os dados, mas não alterá-los. Para alterar
os dados exibidos, clique no botão “Editar”. Ao clicar neste botão, o formulário
entra no modo de alteração e os botões “Salvar” e “Cancelar” se tornarão habilitados.
Os botões “Excluir” e “Desativar” cumprem funções semelhantes, mas um cliente somente
poderá ser excluído se ainda não houver lançamentos feitos nele. Se algum lançamento
já o contiver como informado, o cliente somente poderá ser desativado para não continuar
a aparecer na lista de clientes da janela de lançamentos.
Na parte inferior da janela, há um conjunto de cinco
divisões contendo cada uma a lista de itens que podem estar adicionados a ela. Selecionando
a divisão de telefones, aparecerá uma lista de telefones do cliente. Para modificar
os itens desta lista, use os botões laterais: “Adicionar”, “Alterar”, “Remover”
e “Visualizar”. O mesmo vale para as demais listas.
O que foi dito acima para o cadastramento de clientes
vale também para o cadastramento de fornecedores sendo que a única diferença é que
o cadastro de fornecedores não contém a informação “cliente desde” nem “limite de
crédito”.
Veja, a seguir, como fazer os lançamentos das suas
previsões de entradas ou saídas nas contas cadastradas em:
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